Já pensou em viajar para Lisboa? A cidade que é a capital de Portugal é também a mais populosa do país e oferece ótimas opções de passeio para toda a família.
Se tem um lugar que eu quero voltar, esse lugar é Lisboa, já que fiquei pouco tempo, foram apenas 3 dias, mas o suficiente pra gostar de tudo o que vi.
Ficamos em um hostel junto a principal estação de trens, o Hostel Destination Lisboa (clica aqui pra saber mais sobre essa experiência).
Lisboa tem uma iluminação incrível para quem curte fotografar ou filmar, como vocês podem ver. Fizemos um passeio guiado pelo centro de Lisboa (serviço oferecido junto ao hostel que ficamos, veja aqui), e o guia nos contou que muitos cineastas e estudantes de cinema e fotografia viajam para Portugal em busca dessa luz. O resultado costuma encantar.
Lisboa no verão
Era agosto, verão na Europa, pegamos muitos dias de sol e calor. Dias lindos! Nessa época é comum as temperaturas alcançarem 30ºC. Sugiro levar uma garrafa com água na hora de passear. Passei a maior parte do tempo de jeans e camiseta e durante a noite sempre recorria a uma jaqueta.
Acima um registro da Praça do Rossio (Praça D. Pedro IV) que é um dos principais pontos turísticos de Lisboa. Ela foi reconstruída em 1755 após um terramoto, e à sua volta encontramos o Teatro Nacional D. Maria II, o café Nicola (onde se reuniam os intelectuais) entre outras atrações.
Eu não disse que a luz era boa? Andando por lá vi uma equipe produzindo um material audiovisual. Entre os suvenirs você pode trazer lindas fotos dessa viagem. Lembre-se de levar um carregador extra.
Azulejos portugueses
Entre as ruelas é possível observar construções antigas, com os característicos azulejos portugueses. Aliás, para quem gosta, existem alguns azulejos pintados a mão que são vendidos como suvenirs. De lá eu trouxe vinho do Porto e um galo de porcelana, Galo de Barcelos, símbolo da terrinha.
Miradouros
Eu não cheguei a usar o trem, nem o bonde, que ainda é um veículo utilizado pelas ruas de Lisboa. O que vi, foi caminhando, tem muito morro, até me lembrou Ouro Preto, com aquele sobe e desce das ladeiras. O bom mesmo é depois de uma caminhada, parar nos miradouros propícios para o descanso e uma cervejinha ou um refresco .
A primeira foto do post é do miradouro Santa Catarina.
Delícias para todos os bolsos
Na hora de comer, sempre é possível se deliciar sem gastar muito. Opções com preços bem amigos e com muito sabor. Se gostar de bacalhau, melhor lugar não há!
Quero voltar lá para conhecer as redondezas, como Sintra e seus castelos, que não deu tempo de ver.
Boa viagem!